criminalidade

Brigada Militar deflagra Operação Força Total em Santa Maria

Camila Gonçalves


Foto: Charles Guerra (Diário)
Operação Avante em Santa Maria

A Brigada Militar mobilizou 130 policiais para a Operação Avante Força Total, deflagrada na tarde de sexta-feira. Com o objetivo de fechar o cerco contra o crime, os policiais fizeram abordagens e barreiras em áreas com os maiores índices de criminalidade em Santa Maria, rondas com patrulhas móveis e apreensão de armas e drogas. Os PM's deixaram o quartel da Brigada, na Rua Pinto Bandeira, Bairro Nossa Senhora das Dores, por volta das 16h, com grupos organizados para atuar em diferentes regiões da cidade.

Solenidade marca troca do comando regional da Brigada

O comandante do 1ª RPMon, tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, explicou que essa foi a primeira operação nesse formato desenvolvida neste ano. A ação é denominada Força Total por agrupar operações menores, cumpridas ao longo do ano. O encerramento estava previsto para a meia-noite de sexta.

- Essa operação tem um impacto muito positivo para a segurança pública, porque temos o objetivo principal de tirar armas de quem tem porte ilegal, fechar áreas conflagradas, com índices maiores de criminalidade, e capturar foragidos do sistema prisional. Ao tirar o armamento e a criminalidade das ruas, diminuímos ou controlamos os indicadores de Santa Maria, que são considerados bons em relação a cidades de mesmo porte - destacou Hernandes. 

Idosa é atropelada no Centro de Santa Maria

De acordo com o comandante, no último ano, a BM já efetuou mais de 100 prisões de pessoas com mandado judicial por condenação ou prisão preventiva que estavam foragidas. A Brigada também registrou um aumento de 125% na apreensão de armas ilegais no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017.


Foto: Charles Guerra (Diário)

Toda a ação foi previamente planejada a partir do mapeamento dos horários e locais de incidência dos crimes. Os dados são apontados pelo sistema Avante da Brigada Militar. Por conta disso, o coronel Hernandes ressalta a importância do registro das ocorrências pelos cidadãos, para que sirvam como estatística e orientação das ações preventivas da corporação.

- Toda a atividade policial, especialmente operações como essas, são baseadas nos nossos índices. Por isso, é importante o registro de cada delito. Estamos, há duas semanas, sem nenhum homicídio, graças à soma de ações preventivas, planejadas a partir do sistema Avante - explicou.

Corpo de bombeiros ganha dois novos caminhões tanque e um micro-ônibus

Operação Avante Total I da Brigada Militar

  • 130 policiais do 1ª Regimento de Polícia Montada (RPMon), 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE) e alunos da escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar (EsFAS)
  • 8 horas de duração
  • Ações: Barreiras, abordagens, captura de foragidos, desarmamento, apreensão de armas e drogas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carro furtado em Caxias do Sul  é localizado em oficina de Santa Maria Anterior

Carro furtado em Caxias do Sul é localizado em oficina de Santa Maria

Idosa é atropelada no Centro de Santa Maria Próximo

Idosa é atropelada no Centro de Santa Maria

Polícia/Segurança